BRUNO BORNE
1979, Porto Alegre.
Doutor em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Mestre em Artes Visuais pela mesma instituição. Em 2022 participou da Bienal do Mercosul, apresentando a videoinstalação “Gravitas”, no Instituto Caldeira em Porto Alegre. Há 21 anos, Borne vem se dedicando à pesquisa nas artes visuais, investigando as conexões entre espaços expositivos, reais, e espaços e objetos virtuais. Suas produções refletem, espelham e reproduzem o ambiente real, buscando pontos de conexão entre o mundo real - a porção material, sólida do mundo, imagens e simulações.
Vem recebendo vários prêmios pela sua obra em mídias tecnológicas, sendo contemplado cinco vezes na categoria Destaque em Mídias Tecnológicas em 2011, 2014, 2015, 2016, 2019 no Açorianos de Artes Plásticas do RS; no Salão Paranaense de Artes Plásticas, em 2014, e no Salão de Arte Contemporânea de Santo André, em 2015; Premiado no 21º Salão de Artes Plásticas da Câmara Municipal de Porto Alegre. Borne expõe regularmente em importantes Museus de Arte e galerias do país.
Entre suas exposições individuais estão a individual Ponto Vernal, realizada no Museu de Arte do Rio Grande do Sul/MARGS, recebendo pela mostra o Prêmio Açorianos de Artes Plásticas 2020, como melhor exposição. Possui obras em diversos Acervos artísticos como UFCSPA, MAC/PR, MARGS/RS, MAC/RS, Empresa Zaffari e Bourbom Desenvolve obras em fotografia, videoinstalação, vídeo. E também esculturas para espaços públicos, como "Menir" no DataCenter Banrisul, Porto Alegre. Rosa Polar Bourbon Teresópolis, Porto Alegre. "Hípica“ no Zaffari Hípica, Porto Alegre. "Multiplicidade“ na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, entre outros.