CAMILA ELIS
1995, Dois Irmãos/RS.
Mestre em Artes Visuais pela ECA/USP(2022). Bacharel em Artes Visuais pela UFRGS (2018). Estudou pintura na University of the Arts London. (2017)
Foi selecionada em 2023 pela Bolsa Iberê para realizar residência artística de um mês, no atelier de gravura de Ibere Camargo, na @fundacaoibere , em Porto Alegre.
"Nas pinturas de grande formato, todas cenas estão em diálogo com passagens presentes nos afrescos de Rafael. Nesses trabalhos, Camila Elis ocupa o espaço de uma forma fluída, no qual as tintas e linhas compõem estruturas chamadas por ela de “moles”. Há momentos solares, outros mais obscuros, fugazes e frios. Há também o enamoramento e sua vertigem expressos em sutis camadas de cores que se avolumam gerando as típicas dualidades vivenciadas por quem se apaixona. Já nos desenhos, embasados na decadência de “Candy” e suas tardes de extravagante prazer seguidos por ciclos de (auto)destruição, a artista enfrenta plasticamente as dificuldades de alguns relacionamentos (re)existirem. Passando do maravilhamento inicial às dores reais, aqui as linhas são mais contundentes, e a rarefação de manchas conduz a uma dureza não vista nas camadas executadas sobre linho. O papel e sua delicada aspereza ambientam desencontros inevitáveis." Profa Dra. Bruna Fetter
Através da pintura a artista pensa sistemas de interação entre objetos, pessoas, ambientes e sensações abstratas. Procura instigar maneiras de relacionar-se esteticamente com imagens, expandindo as noções de percepção, experiência e de espaço. Desse modo pretende motivar novas formas de coletividade e interação na pintura explorando as ambiguidades constituintes da subjetividade humana e dela em relação aos outros. Vive e trabalha entre Porto Alegre e São Paulo.
Exposição "Da Alma e as coisas suspensas" - curadoria Bruna Fetter
Exposição Fulgor na noite - curadoria Mário Gioia