top of page
foto Camila.jpeg

CAMILA ELIS

1995, Dois Irmãos/RS.

Natural de Dois Irmãos/RS, 1995, Elis é mestre em Artes Visuais pela ECA/USP(2022). Bacharel em Artes Visuais pela UFRGS (2018). Estudou pintura na University of the Arts London. (2017). Em 2023 realizou residência artística na @fundacaoibere , em Porto Alegre.   Vive e mantém atelier entre Porto Alegre e São Paulo.

Em Camila o processo não inclui decisões tão radicais como a supressão de passagens, de motivos, o silenciamento: há as veladuras, tema de sua dissertação de
mestrado na ECAUSP; a aplicação de camadas tênues, transparentes, cada uma modificando a camada anterior, afundando-a para extratos mais e mais subterrâneos, esbatendo-a, empalidecendo-a, tornando-a quase um rumor, ainda assim, visível. Uma estratégia cara a artista, que prefere a rapidez, optou, lutou por ela, ajustou seu trabalho
ao mesmo prazo exíguo, como se a produção de uma tela viesse pronta e acabada como uma pedra aparada no ar ou, como ela escreve a propósito do trabalho artístico,
como “uma luz a procura de uma superfície”. Aliás, a artista escreve e bem. A julgar pela qualidade de seu texto, sua passagem pela academia não a afetou, tampouco sua
fina capacidade de efetuar as associações que impulsionam seu trabalho. São muitas e variadas. Como conta em seu texto de apresentação -Argumento- a essa mostra, um  dos pontos de partida foi o encontro com o Morte em Veneza, de Thomas Mann, uma  edição antiga e nunca lida, mas que durante anos ela, em virtude da sua capa azul clara,
conservou no alto de uma cômoda porque caía bem em companhia de um conjunto de objetos, uma dessas coleções organizadas a partir de encontros fortuitos que,
desconfiamos, devem significar alguma coisa embora não saibamos ao certo o que. Vencendo a inercia do azul claro que a mantinha na atmosfera, a artista, agora em sua casa nova, abriu o livro e finalmente começou a lê-lo, sendo arrebatada pelo primeiro  parágrafo do capítulo quatro, a descrição da passagem de um dia, um único dia, do sol
a pino à noite espessa e fria. Amante das coisas e das palavras, a artista saiu do texto e dirigiu-se à pintura. Empenhou-se em traduzir. Traduzir? Segundo o poeta Octavio Paz,
coisas e palavras sangram pela mesma ferida. Sob esse ponto de vista seria a pintura a expressão desse sangramento? O fechamento do leque de um dia encontraria seu símile
na pintura realizada numa única sessão?

​​

​Exposição "Via Láctea". Curadoria Agnaldo Farias

Exposição "Da Alma e as coisas suspensas" - curadoria Bruna Fetter

Exposição "Fulgor na noite" - curadoria Mário Gioia

Nix

Nix

Pintura a óleo sobre tela de linho 136 x 100 cm 2025

Exposição Via Láctea

Exposição Via Láctea

Individual de Camila Elis, na Galeria Mamute, em São Paulo

Éter (2)

Éter (2)

Pintura a óleo sobre tela de linho 160 x 150 cm 2025

Exposição Via Láctea

Exposição Via Láctea

Individual de Camila Elis, na Galeria Mamute, em São Paulo

Eter

Eter

Pintura a óleo sobre tela de linho. 150 x 150 cm

Exposição Via Láctea

Exposição Via Láctea

Individual de Camila Elis, na Galeria Mamute, em São Paulo

Um brilho esbranquiçado e sedoso

Um brilho esbranquiçado e sedoso

Pintura a óleo sobre tela de linho 150 x 150 cm 2025

Waiting for the stars to align

Waiting for the stars to align

Pintura a óleo sobre tela de linho 150 x 164 cm 2025

Exposição Via Láctea

Exposição Via Láctea

Individual de Camila Elis, na Galeria Mamute, em São Paulo

Éter e a luz

Éter e a luz

Pintura a óleo sobre tela 150 x 150 cm 2025

Real life

Real life

Pintura a óleo sobre tela de linho 70 x 50 cm 2024

Hidra

Hidra

Pintura a óleo sobre limho 150 x 130 cm 2023

Macio

Macio

Pintura a oleo sobre tela 162 x 154 cm 2024

Drama baby

Drama baby

Pintura sobre tela 162 X 154 cm

Macio (2)

Macio (2)

Pintura sobre tela de linho 176x 148 cm 2024

Calor lunar e O úmido

Calor lunar e O úmido

Exposição Fulgor na Noite Curadoria Mario Gioia 1o de novembro a 30 de dezembro de 2022

bottom of page