top of page
Screenshot_1.jpg

HÉLIO FERVENZA

1963, Livramento/RS

Artista plástico, com doutorado em Artes Plásticas pela Université de Paris I. Panthéon-Sorbonne, França. É professor do Instituto de Artes da UFRGS e pesquisador do CNPq. Realiza exposições individuais e coletivas em diversos países desde o início dos anos oitenta, como por exemplo: Bienal de Veneza (Itália), Bienal de São Paulo (sala retrospectiva 1990-2012), Bienal de Yakutsk – BY14 (Rússia), Bienal do Mercosul (Porto Alegre), Weserburg – Museum of Modern Art de Bremen (Alemanha), Museu da Gravura (Curitiba), Spinnerei – Leipzig (Alemanha), Museu Victor Meirelles (Florianópolis), Pinacoteca de São Paulo (São Paulo), Bienal de Amsterdã (Holanda), Université de Paris I (França), Instituto Itaú Cultural (São Paulo, Belo Horizonte, Brasília), Central Galeria de Arte (São Paulo), Galeria Mamute (Porto Alegre), Centro Cultural del Ministerio de Educación y Cultura (Uruguai), FUNARTE (Rio de Janeiro), MARGS (Porto Alegre), Fundación DANAE (França, Espanha), Musée des Beaux-Arts de Verviers (Bélgica), Centro Cultural Recoleta (Argentina), MAC (São Paulo), Centro de Extension PUC (Chile), University of Wisconsin (EUA), Sociedade Nacional de Belas Artes (Portugal), Paço das Artes (São Paulo), Galeria Sztuki BWA (Polônia), Grand Palais (França), Biennale Internationale de Gravure (Eslovênia).

Autor do livro O + é deserto, Documento Areal 3. Desenvolve atividades artísticas junto ao programa FPES - Perdidos no Espaço. Natural de Livramento/RS, 1963. Vive e trabalha em Porto Alegre, Brasil. 

Bienal de Veneza: obras e entrevista com o curador André Severo

 

Bienal de São Paulo

Exposição Tempos Reversos - curadoria Eduardo Veras

Saiba mais! 

Conjunto Vazio (amarelo)

Conjunto Vazio (amarelo)

40 x 60 cm Fotografia [negativo escaneado / impressão de pigmento mineral sobre papel algodão] 1998 Tiragem: 5 + 2 PA

Conjunto Vazio (cinza)

Conjunto Vazio (cinza)

40 x 60 cm Fotografia [negativo escaneado / impressão de pigmento mineral sobre papel algodão] 1998 Tiragem: 5 + 2 PA

)ruídosilenciosos dentrofora(

)ruídosilenciosos dentrofora(

Dimensões: 32,5 x 22 cm Técnica: Fotografia Ano: 2013 Tiragem 3 + 1 PA

)ruídosilenciosos dentrofora(

)ruídosilenciosos dentrofora(

Dimensões: 32,5 x 22 cm Técnica: Fotografia Ano: 2013 Tiragem 3 + 1 PA

Notas de canto

Notas de canto

detalhe

Notas de canto

Notas de canto

Escultura – recortes em acrílico. 185 x 10 x 10 cm 2023

Notas de canto

Notas de canto

detalhe

Céu da Boca #1

Céu da Boca #1

Dimensões: 73 x 49 cm Fotografia (impressão de pigmento mineral sobre papel algodão) Tiragem: 3 + 1 PA Ano: 2013

Participação na 55ª Bienal de Veneza –The Encyclopedic Palace, Veneza, Itália, 2013. Pavilhão Brasil

Participação na 55ª Bienal de Veneza –The Encyclopedic Palace, Veneza, Itália, 2013. Pavilhão Brasil

(peixe, sombra) dentrofora (do céu da boca) d’água ( , ) Instalação, 2013. Fotografias e recortes em vinil adesivo.

Céu da Boca #4

Céu da Boca #4

Dimensões: 73 x 49 cm Fotografia (impressão de pigmento mineral sobre papel algodão) Tiragem: 3 + 1 PA Ano: 2013

Céu da Boca #3

Céu da Boca #3

Dimensões: 73 x 49 cm Fotografia (impressão de pigmento mineral sobre papel algodão) Tiragem: 3 + 1 PA Ano: 2013

Participação na 55ª Bienal de Veneza –The Encyclopedic Palace, Veneza, Itália, 2013. Pavilhão Brasil

Participação na 55ª Bienal de Veneza –The Encyclopedic Palace, Veneza, Itália, 2013. Pavilhão Brasil

(peixe, sombra) dentrofora (do céu da boca) d’água ( , ) Instalação, 2013. Fotografias e recortes em vinil adesivo.

Relógios:

Relógios:

relógios: dias de areia: segundos de chuva: Dimensões variadas. Técnica: vídeo

relógios: dias de areia:

relógios: dias de areia:

relógios: dias de areia: segundos de chuva: Dimensões: variadas Técnica: instalação - vídeo, quatro instrumentos (paus-de-chuva) em acrílico preto com sinais de pontuação em branco, possuindo diferentes alturas (1m, 1,20m, 1,40m e 1,60m), e por pontuações em vinil cinza. Ano: 2018

relógios: dias de areia:

relógios: dias de areia:

relógios: dias de areia: segundos de chuva: Dimensões: variadas Técnica: instalação - vídeo, quatro instrumentos (paus-de-chuva) em acrílico preto com sinais de pontuação em branco, possuindo diferentes alturas (1m, 1,20m, 1,40m e 1,60m), e por pontuações em vinil cinza. Ano: 2018

relógios: dias de areia:

relógios: dias de areia:

relógios: dias de areia: segundos de chuva: Dimensões: variadas Técnica: instalação - vídeo, quatro instrumentos (paus-de-chuva) em acrílico preto com sinais de pontuação em branco, possuindo diferentes alturas (1m, 1,20m, 1,40m e 1,60m), e por pontuações em vinil cinza. Ano: 2018

Remanências 1964

Remanências 1964

Dimensões: 130 x 15 cm Técnica: escultura - recorte à laser sobre chapa de acrílico. Edição: 3 + 1 PA - Exemplar: 1/3 Data: 2018

Remanências

Remanências

Dimensões: 130 x 15 cm Técnica: escultura - recorte à laser sobre chapa de acrílico. Edição: 3 + 1 PA - Exemplar: 1/3 Data: 2018

Inundação

Inundação

Dimensões: medidas variadas Técnica: desenho - caneta posca branca sobre papel Fabriano-Tiziano preto, 160g Ano: 2017

Inundação (0,001)

Inundação (0,001)

Dimensões: medidas variadas Técnica: desenho - caneta posca branca sobre papel Fabriano-Tiziano preto, 160g Ano: 2017

Sem Título

Sem Título

26 x 31 cm Fotografia [negativo escaneado/ impressão de pigmento mineral sobre papel algodão] 1991/1995. Tiragem: 3 + 1 PA [a moldura e o vidro fazem parte do trabalho]

Contre-jour

Contre-jour

45 x 30,5 cm Fotografia [negativo escaneado / impressão de pigmento mineral sobre papel algodão] 1993. Tiragem: 3 + 1 PA

bottom of page