LUANDA
1974, Porto Alegre/RS.
“Na pesquisa visual em pintura e fotografia vemos uma imagética própria a partir da vivência em rituais religiosos afro amerindio brasileiros, a Umbanda. As imagens procuram traduzir/reproduzir a imersão emotiva, simbólica e espiritual, através de imagens do corpo dissolvido na pintura e/ou de fotografias da ambientação de “momentos” ritualísticos, construídos a partir de matérias/elementos de caráter fortemente simbólico. Desenvolve também pesquisa referente à condição afro-amerindia-brasileira, da escravidão à atualidade, que ressoa e se incorpora à pratica artística.” Paulo Venâncio. Curador e Professor PPGAV – Escola de Belas Artes -EBA UFRJ.
É Doutoranda em Artes Visuais EBA/UFRJ. Mestre em Artes Visuais pela ECA/USP. Vive e desenvolve seu trabalho no Rio de Janeiro e Porto Alegre. Produz obras de arte em fotografia, vídeo, instalação e performance.
OBRAS EM COLEÇÕES
Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul – MACRS (Porto Alegre – BR)
Fundação Vera Chaves Barcellos – FVCB (Porto Alegre – BR)
Videothèque Joaquim Pedro de Andrade - Maison du Brésil - (Paris–FR).
* "MESA DE GRIOT" - por Patrícia Francisco
 Fundo do Mar 1Dimensões: 300 x 150 cm
Técnica: Pintura -
Pigmento e água sobre lona de algodão
Ano: 2018 |  Cura de Oxum - performanceA performance Cura de Oxum consiste em derramar e espalhar meia tonelada de sal bruto entre duas margens do rio e lentamente enterrar
o sal na água. O Rio como o corpo que recebe o sal e por meio de processo de sua diluição alcança a libertação. |  Fundo do Mar 2Dimensões: 300 x 150 cm
Técnica: Pintura -
Pigmento e água sobre lona de algodão
Ano: 2018 |
---|
 Fundo do mar 3Dimensões: 300 x 150 cm
Técnica: Pintura -
Pigmento e água sobre lona de algodão
Ano: 2018 |  Cura de Oxum - arte performanceA performance Cura de Oxum consiste em derramar e espalhar meia tonelada de sal bruto entre duas margens do rio e lentamente enterrar
o sal na água. O Rio como o corpo que recebe o sal e por meio de processo de sua diluição alcança a libertação. |  Fundo do Mar 5Dimensões: 300 x 150 cm
Técnica: Pintura -
Pigmento e água sobre lona de algodão
Ano: 2018 |
---|
 Fundo do Mar 4Dimensões: 300 x 150 cm
Técnica: Pintura -
Pigmento e água sobre lona de algodão
Ano: 2018 |  Cura de Oxum - performance |  Fundo do Mar 6Dimensões: 300 x 150 cm
Técnica: Pintura -
Pigmento e água sobre lona de algodão
Ano: 2018 |
---|
 Espiritual 1Dimensões: 200 x 150 cm
Técnica: Pintura -
Pigmento e água sobre lona de algodão
Ano: 2018 |  Durante os conflitos políticosPerformance e Pintura. Lona de algodão cru, tinta acrílica, 25 kg de sal, 500 velas, 1 litro de água do mar.
Duração: 2h
Ano: 2017 |  Fundo do Mar 7Dimensões: 300 x 150 cm
Técnica: Pintura -
Pigmento e água sobre lona de algodão
Ano: 2018 |
---|
 Espiritual 2Dimensões: 200 x 150 cm
Técnica: Pintura -
Pigmento e água sobre lona de algodão
Ano: 2018 |  Curando a FiaDimensões: 20 cm x 30 cm
Técnica: Fotografia -
impressão em papel algodão.
Ano: 2018 |  Espiritual 3Dimensões: 200 x 150 cm
Técnica: Pintura -
Pigmento e água sobre lona de algodão
Ano: 2018 |
---|
 RezaDimensões: 100 cm x 70 cm
Técnica: Fotografia -
impressão em papel algodão.
Ano: 2018 |  O Amor Nascera - instalaçãoExposição Instalativa "O Amor Nascera" no Solar dos Abacaxis. RJ.
Banco de Preto Velho, Objeto com rosario feito de bordado e lagrima de Nossa Senhora, ponto riscado com giz pemba branca, búzios e rosa branca sobre pano
branco, 6 esteiras de taboia, audio da Carta de Amor do Preto Velho Pai Cipriano psicografada pela artista. |  Echsse, echsse, echsseDimensões: 20 cm x 30 cm
Técnica: Fotografia -
impressão em papel algodão.
Ano: 2018 |
---|
 Patuá de ValiaDimensões: 100 cm x 70 cm
Técnica: Fotografia -
impressão em papel algodão.
Ano: 2018 |  Mar Negro - exposição instalativaVista da exposição Mar Negro, individual de Patrícia Francisco. Curadoria de Niura Ribeiro.
Local: Porão do Paço dos Açorianos. Praça Montevidéu, 10 - Centro Histórico – Porto Alegre. |  Atlas AtlânticoFoto - instalação
Dimensões: 6 m x 2,20 m x 15 mm
500 fotografias do mar e de Fotografias de arquivo de negros escravizados, adesivados sobre estrutura arquitetônica em MDF cru.
600 lâmpadas led.
Fotografias do Acervo Fotográfico do
Museu Hipólito José da Costa. Acervo Fotográfico e Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo - Fototeca Sioma Breitman. |
---|
 A roda é a ÁfricaDimensões: 70 cm x 70 cm x 10 cm.
Técnica: objeto musical, mapas da África, Brasil, Portugal, França e Inglaterra em MDF cru recortados a laser e pintado de preto colados sobre roda em madeira, motor, sensor de presença, player mp3, som de Ponto de Preto Velho "Minha cachimba tem mironga, Minha cachimba tem dendê".
Ano: 2016 |  SoproDuração: 10 minutos
Técnica: vídeo performance.
Série O Mar em tempo
2016 |
---|