PROCESSOS ABERTOS
EXPOSIÇÃO-AÇÃO
01 mar - 26 mai, 2018| Mar 1 – may 26, 2018
Processos abertos é uma mostra coletiva que apresenta nas três galerias de exposição da Mamute, obras de seus artistas representados, trazendo concomitante ao período expositivo, uma série de ações que serão desenvolvidas por seus artistas.
O que move o artista? Como trabalha? Como usa seu tempo? Como os processos se desencadeiam em sua produção? Que ações estão relacionadas com o seu fazer? Essas e outras perguntas do público podem ser respondidas através da janela que a mostra abre com ações propostas pelos artistas e que nos permitem espiar processos que nem sempre estão na Galeria.
DAVID MAGILA
3/3/2018 - 13h
No atelier do artista em SP e live
O artista abre o seu ateliê e nos mostra um pouco do processo de trabalho diário, iniciando sua conversa com a leitura de trechos do livro de Alex Thomson “Compreender Adorno”, onde o autor analisa a obra de Theodor Adorno especificamente sobre o tema Estética e Ideologia.
Local: atelier do artista David Magila na cidade de São Paulo.
Acompanhe a live que aconteceu no dia 3/3/2018
LETÍCIA LAMPERT
26/3/2018 - 14h
Na residência artística em Taiwan
A artista faz um passeio no espaço de residência artística que está participando, no Pier 2 Art Center, em Kaohsiung, Taiwan.
Comenta sobre sua experiência apresentando os trabalhos finais e projetos que vão seguir em andamento.
Local: Residencia Artística Pier 2 Art Center. Kaohsiung, Taiwan
PATRÍCIA FRANCISCO
4/4/2018 - 14h
Na Galeria Mamute e live
"A Roda é a África"
No dia 4 de abril será instalada na exposição em cartaz na Galeria Mamute a obra A Roda é a África (2016), um objeto musical que reúne os mapas de países que tiveram suas histórias hibridizadas com o continente africano - como o Brasil, Portugal, França e Inglaterra - acompanhado por um canto de Preto Velho “Minha Cachimba tem Mironga, Minha Cachimba tem Dendê”.
Local: Galeria Mamute. Porto Alegre, RS.
ÍO
6/4/2018 - 14h
Na Galeria Mamute e live
"Nós somos a caça'
Relatos de pesadelos para adormecer uma armadilha, de cinco brasileiras residentes em países diversos.
Vídeos de ambiente urbano de diferentes cidades do mundo
.
SANDRO KA
7/4/2018 - 15h
Na Galeria Mamute e live
"Reentrância"
Montagem de instalação site-specific elaborada a partir de um conjunto de peças de quebra-cabeças com estampas de paisagens kitsch, articulada às condições espaciais do prédio da Galeria Mamute.
O trabalho será realizado no hall da galeria, à procura da produção de uma ambiência cotidiana e estranhamente familiar.
Local: Galeria Mamute
ANTÔNIO AUGUSTO BUENO
23/4/2018 - 17h
No atelier do artista em Porto Alegre e live
Estabelecendo uma relação entre o que é de lá, o que é daqui, o artista apresenta a ação "Magnólias da Praça Zabala" - composição de linhas e colunas com frutos de Magnólias originários da praça Zabala, Montevídeo, colhidas durante sua residência artística no espaço Marte Arte Contemporaneo.
Local: Jabutipê - R. Cel. Fernando Machado, 195 - Centro Histórico, Porto Alegre.
PABLO FERRETTI
27/4/2018 - 18h
No Atelier do artista no RJ.
"Formas de apagamento à vista"
Sem título.
video digital, HD 5.05min,
cor/som,
2018
Fotografia Alessandra Bergamaschi.
Local; atelier do artista, localizado na Despina, Rio de Janeiro.
HUGO FORTES
7/5/2018 - 11h
publicação
'
"Sinapses – o Pensamento do Artista"
Artigo do artista sobre o processo de criação e estratégias de montagem para a exposição Sinapses – o Pensamento do Artista, apresentada em 2017, na Sala BNDES da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, da USP, na qual atuou como curador e artista.
Publicação online - Revista Modos. http://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/mod/article/view/1029/1078
CLAUDIA HAMERSKI
8/5/2018 - 16h às 18h
Na Galeria Mamute e live
"Pulso e Repouso"
Desenho-performance.
Pulso e Repuso retoma o exercício diário da artista de apontar e afinar lápis para o desenho.
Sua ação se constitui em performance-desenho na qual a artista aponta e afina lápis, com o corpo em deslocamento sobre uma grande superfície de papel estendida no chão, por um período de duas horas,
Local: Galeria Mamute
DIONE VEIGA VIEIRA
19/5/2018 - 11h
Na Galeria Mamute e Live
A artista conversa sobre os processos conceituais dos trabalhos mais recentes (2010 em diante), nos quais prevalecem poéticas sobre natureza/corpo/ciência. Dione Veiga Vieira se adapta ao ambiente natural, observa, se apropria e fotografa e nesta conversa apresenta um pouco da matéria movente que conduz suas percepções e produção em arte.
Local: Galeria Mamute
MARIZA CARPES
22/5/2018 - 15h
No studio da artista em Porto Alegre e Live
"Processos e Referências"
A artista falará desde o seu ambiente de trabalho, studio situado na zona sul de Porto Alegre. "A pesquisa plástica focada no desenho e pintura é um mergulho em sua própria história, nas lembranças e nos materiais que constituem seus afetos, recolhidos e decantados ao longo de anos, alguns ao longo de décadas." Paula Ramos
Local: Studio da artista em Porto Alegre
HÉLIO FERVENZA
26/5/2018 - 14h30
publicação
"Formas da apresentação: exposições, montagens e lugares impossíveis"
Neste texto, o artista discorre sobre as exposições Prosa de Jardim (2007-2008) e Local Extremo (2016), enfatizando as formas de apresentação das obras envolvidas, a relação entre elas e o lugar expositivo e o papel da montagem na articulação do sentido e na constituição da visualidade.
Publicação online - Revista Modos.
http://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/mod/article/view/968/1061