top of page

​EXPOSIÇÃO REM



Exposição de Samy Sfoggia



Curadoria prof. Dra Elaine Tedesco



Abertura dia 19 de outubro de 2012, 19h
Visitação de 23 de outubro a 09 de novembro de 2012
De terça a sexta, das 10h às 13h e das 15h às 18h.
 

"Samy Sfoggia é uma jovem artista que tem desenvolvido um instigante trabalho em fotografia. Seu processo de criação emprega fotografias de seu arquivo pessoal, bem como a apropriação de imagens disponíveis na internet. Parte das características da fotografia de base química em preto e branco, joga com as proximidades e com as distâncias específicas dessa forma de fotografar e de revelar imagens, e vai além: explora as múltiplas possibilidades de manipulação oferecidas pelo sistema digital em um processo híbrido associado ao fazer manual, desenhando sobre as imagens virtuais e, também, depois de impressas.

As séries apresentadas na exposição REM (Rapid Eye Movement) trazem indicativos de uma narrativa noturna, com clima de suspense. São imagens sombrias, as quais remetem ao acordar logo após um pesadelo. Segundo Samy, “uma tentativa de construir espécies de ‘frames’ de um inconsciente deliberadamente incoerente e ilógico.” Além da série de mesmo título, são apresentadas também imagens de #3945#; de The happy wedding of Mr Nobody & Ms Obvious e de My life with Dylan.
 

Sua proposta, em uma associação histórica, faz lembrar Man Ray, que igualmente acionava o uso do laboratório como um lugar de agenciamentos automáticos, com tempo para os acasos. Na atualidade, essa forma de fazer está articulada com as reflexões sobre a fotografia contemporânea, cito como referência o pensamento de Françoise Soulages quando define a fotografia a partir de sua fotograficidade, ou seja, das relações entre o irreversível e o inacabável. Para a artista que trata a fotografia como um material de trabalho, o momento de captura importa pouco, muito mais interessante é o inacabável trabalho possível a partir dos registros existentes."

Elaine Tedesco

Curadora da Mostra

 

bottom of page