MERCADO DE ARTES VISUAIS - com Mônica Novaes

De 06 a 09 de outubro  de 2015

O curso Mercado de Artes Visuais propõe um panorama deste setor no Brasil e de como ele se relaciona com o sistema global, possibilitando ao aluno reciclar seus conhecimentos e visualizar novas oportunidades de atuação profissional. 

 

 

PROGRAMA: 

O sistema da arte - parte I | Prática profissional; histórico de formação do sistema; conceitos básico de economia da cultura e política cultural.

 O sistema da arte - parte II | Agentes (curadores, galeristas, críticos, advisers, artistas, colecionadores privados e institucionais, casas de leilão, etc) e plataformas de visibilidade (publicações, feiras de arte, Bienais).

Mercado de arte nacional e internacional | Protagonistas, números e tendências.

Internacionalização | Diluição de fronteiras e maneiras de expandir o território
 

Curso desenvolvido em parceria com Santander Cultural/RS.

CAPACITAÇÃO PARA SERVIÇOS EM ESPAÇOS CULTURAIS

De 12 de agosto a 2 de outubro | Santander Cultural e Galeria Mamute 

Curso de formação de agentes culturais nas mais variadas competências, tendo sempre como referência a promoção do conhecimento no universo de espaços culturais expositivos. A iniciativa visa o melhor atendimento ao público externo, além de ampliar a expectativa profissional por meio da capacitação dos agentes.

 

MÓDULO 1 - ESPAÇOS CULTURAIS NA HISTÓRIA

Ministrante: Paulo Gomes

 

MÓDULO 2 - ESPAÇOS CULTURAIS EM PORTO ALEGRE

Ministrantes: Paula Ramos/André Venzon

MÓDULO 3 – PRODUÇÃO/SEGURANÇA DO TRABALHO

Ministrante: Nonô Joris

MÓDULO 4 – MONTAGEM E ILUMINAÇÂO DE EXPOSIÇÕES

Ministrantes: Nelson Rosa/Alexandre Lopes Fagundes

MÓDULO 5 - RECEPÇÃO E ATENDIMENTO AO PÚBLICO.

Ministrante: Luciane Pacheco

MÓDULO 6 - REGISTRO DE EVENTOS

Ministrante: Cylene Dallegrave

MÓDULO 7 – AÇÃO EDUCATIVA E MEDIAÇÃO

Ministrante: Gabriela Bom

MÓDULO 8 – ACESSIBILIDADE

Ministrante: Gabriela Bon

MÓDULO 9 - CURADORIA 

Ministrantes: Ana Albani/ Gaudêncio Fidelis

MÓDULO 10 – COMUNICAÇÃO E ASSESSORIA DE IMPRENSA

Ministrante: Adriana Martorano

Programa desenvolvido em parceria com Santander Cultural/RS.

ARTE, VALOR E MERCADO

27.10.2016

 

A CONSTRUÇÃO DO VALOR NA ARTE MODERNA E NA ARTE CONTEMPORÂNEA - Das 10h às 13h

Com Maria Lucia Bueno - Mediação Maria Amélia Bulhões

A construção do valor na arte moderna e na contemporânea é um processo altamente  complexo, que se desenvolve em diferentes escalas (local e transnacional) entre as instituições e o mercado, envolvendo uma constelação de agentes, eventos e operações. Nesta apresentação, embasada em pesquisas recentes e tendo como referências alguns casos exemplares, vamos abordar a questão a partir de três instâncias específicas:  as coleções, as exposições e os arquivos.

O MERCADO E O SISTEMA DE ARTE CONTEMPORÂNEA NO BRASIL - Das 14h30 às 17h30

Com Ana Letícia Fialho - Mediação Niura Borges

O sistema da arte contemporânea no Brasil viveu recentemente um período bastante positivo, de grande visibilidade, dinamismo, expansão e internacionalização. Nesse processo, o crescimento do mercado e os interesses mobilizados por seus agentes (artistas, galeristas e colecionadores) parecem ter sido determinantes. Atualmente, o contexto nacional já não é tão favorável, a instabilidade política e a estagnação da economia estão afetando o campo da cultura, e há fortes indícios de retração dos investimentos públicos e privados no campo da arte contemporânea, enquanto o processo de internacionalização da produção e do mercado parece prosseguir. A fim entender o impacto dessas mudanças recentes na (re)configuração do sistema da arte no Brasil, neste seminário retomaremos dados de pesquisas que apontam para um forte desequilíbrio entre a esfera de produção, o mercado e as instituições.

 

Promovido em parceria com o Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da UFRGS.

Apoio: Santander Cultural/RS.