O Núcleo de Vídeo RS é o projeto da Galeria Mamute voltado para produções artísticas em vídeo. Com proposta teórico-prático-reflexiva, o Núcleo de Vídeo RS prevê atividades como palestras, mostras, cursos, orientação em vídeo, residência artística em vídeo. Conta com  importantes teóricos e pesquisadores do vídeo e do audiovisual do País. Com o objetivo de promover o debate e dar visibilidade a temas abordados no âmbito arte contemporânea, a partir de 2014, o Núcleo de Vídeo do RS passa a funcionar em eixos temáticos que buscarão proporcionar experiências que expandem os questionamentos acerca do território ampliado do vídeo e das suas relações com o cinema e as artes visuais.

Os eixos temáticos Processos de Criação, Práticas Híbridas, Práticas Narrativas e Práticas Expositivas serão tratados por meio de atividades presenciais que envolverão artistas, curadores, críticos, historiadores brasileiros e internacionais, constituindo uma área colaborativa de criação de conteúdos e pesquisa, as quais resultam da convergência de diferentes contribuições e distintos saberes que pressupõem diferentes experiências e novas possibilidades de pensamento. Tais ações visam transformar os espaços expositivos em ambientes de pensamento, de reflexão e trocas efetivas, extrapolando, assim, o campo da arte no estabelecimento com outras áreas do conhecimento.

 

Dessa forma, o NVRS, entende cumprir a missão de núcleo criador e difusor do debate cultural da atualidade no que se refere à exploração da temática da arte contemporânea em diferentes abordagens. 

Equipe do Núcleo de Vídeo RS: Direção Geral: Ms Niura Borges (Galeria de Arte Mamute). Coordenadora Pedagógica: Prof Dra Ana Maio (FURG). Diretor Artístico: Prof Dr. Marcelo Gobatto (FURG) Conselheiros Consultivos: Prof Dr. André Parente (UFRJ). Prof Dra Eliane Chiron (Universidade de Paris).  Prof Dra Elaine Tedesco (UFRGS). Prof Dr. Hélio Fervenza (UFRGS). Prof Dra Maria Amélia Bulhões (UFRGS). Prof Dra Sandra Rey (UFRGS)

PROGRAMA 2014

PALESTRA Transversalidades da Imagem em Movimento*

com lucas Bambozzi

Transversalidades da imagem em movimento é um relato pessoal em torno de cruzamentos de linguagem entre cinema, vídeo, instalações e novas mídias. Por meio da exibição de trechos de vídeos e filmes, documentação de projetos realizados ou do comentário sobre essas práticas, Bambozzi compartilha com o público um pouco das inquietações presentes nesse percurso.

Data: 29 de março de 2014

Horário: 14h30 às 17h

Local: Santander Cultural (Rua Sete de Setembro, 1028. Centro Histórico - Porto Alegre.

                                                                                                            evento

EXPOSIÇÃO - "Giro” - (coletiva)* 

Com curadoria do prof. Dr. André Parente

A exposição reúne trabalhos de artistas contemporâneos de diversas regiões do Brasil (MG, RS, RJ, PA, SP) que possuem em comum o fato de utilizarem suportes distintos, em particular o vídeo para fazerem Girar, rodar, rodopiar.

Artistas: André Parente, Caetano Dias, Dirceu Maués, Gisela Motta e Leandro Lima, Jailton Moreira, Katia Maciel, Mariana Manhães, Sara Ramo.

Abertura: 05 de abril de 2014, 19h

Visitação: 07 de abril a 02 de maio de 2014| de terça a sexta, das 14h às 18h

Local: Galeria Mamute (Rua Caldas Júnior, 375, Centro Histórico - Porto Alegre)

                                                                                     

                evento

PALESTRA – Giro - Processo de Criação*

Com prof. Dr. André Parente

A palestra aborda a temática e o processo de criação da exposição.

Data: 05 de abril de 2014

Horário: 17h às 18h30

Local: Galeria Mamute (Rua Caldas Júnior, 375, Centro Histórico - Porto Alegre)

 

MOSTRA DE VÍDEO - Sessão Blank

Com os realizadores: Ali Khodr, Camila Mello e Mauro Espíndola

Sinopse: Duas mulheres, conectadas por um mesmo processo, buscam a compreensão de sua história a partir do esquecimento. Enquanto um dossiê contendo documentos é folheado, imagens recorrentes conduzem a uma condição irremediável. Ano, 2013. Berlim, Alemanha. Duração: 43 min. Produção e realização: BASE-Film

Data: 10 de maio de 2014, 19h

Local: Galeria Mamute (Rua Caldas Júnior, 375, Centro Histórico - Porto Alegre)

 

                                                                                                                     eventO

LANÇAMENTO DE CATÁLOGO - Escala de Cor das Coisas – 2ª edição

Com Letícia Lampert

Inspirado no formato dos catálogos de normatização de cores, como o célebre Pantone, a Escala de Cor das Coisas é um livro de artista, um livro/objeto, que traduz, revela e brinca com as relações entre cor, palavra e imagem. Com o objetivo de investigar e documentar, através da imagem fotográfica, os elementos que nomeiam e identificam as cores, este catálogo cria um mostruário “natural”, e bem humorado, das cores à nossa volta.

Data: 14 de maio de 2014,

Horário: às 18h30

Período para retirada das recompensas:

de 15 a 30 de maio, de terça à sexta, das 14h às 18h

Local: Galeria Mamute - Rua Caldas Júnior, 375 - Centro Histórico - Porto Alegre, RS.

MOSTRA DE VÍDEO -  VB na TV: 30 anos de videobrasil *

Com curadoria de Solange Farkas

A mostra traz sete (7) programas da série Videobrasil na TV, resgatando peculiaridades históricas na relação entre a imagem em movimento e o circuito das artes, explorando questões norteadoras do Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil, que completou 30 anos no ano passado.

Abertura: 17 de maio de 2014, 17h30

Visitação: 20 de maio a 07 de junho de 2014

de terça a sexta, das 14h às 18h | sábado: das 15h às 18:30

Local: Galeria Mamute        

 

EXPOSIÇÃO - Paisagens Inventadas *

Com curadoria de Niura Borges

A exposição Paisagens Inventadas apresenta o resultado da primeira residência artística da Galeria Mamute, no projeto Videoresidencia Território Expandido, uma proposta concebida com objetivo de oportunizar espaço de pesquisa e criação a projetos de videoarte e estimular processos de criação coletiva.Os vídeos que compõe a mostra são oriundos da experiência criativa coletiva de três grupos de trabalho, formados por um artista integrante do Núcleo de Vídeo do RS (NVRS) e um artista convidado de uma região do Brasil: Alice Jardim (AL) e Walter Karwatzki (NVRS), Andreia Vigo (NVRS), Adriana Tabalipa (RJ) e o convidado Roderick Steel (RJ), Joacélio Batista (MG) e Nelton Pellenz (NVRS).

Abertura: 17 de maio de 2014, 17h30

Visitação: 20 de maio a 07 de junho de 2014

de terça a sexta, das 14h às 18h | sábado: das 15h às 18:30

Local: Galeria Mamute  

PALESTRA – 30 Anos de Videobrasil – A Trajetória do Vídeo no Contexto das Artes

com Solange Farkas (videobrasil)

Na apresentação, Solange Farkas recupera antecedentes históricos, relacionando as três décadas do Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil com a trajetória do vídeo no universo das artes. Em foco também, a 18ª e mais recente edição do Festival, responsável pela comemoração de seus 30 Anos.

Data: 24 de maio de 2014

Horário: 14h30 às 17h

Local: Santander Cultural - Rua Sete de Setembro, 1028 - Centro Histórico, Porto Alegre.

 

PROGRAMA  2013

 ABRIL A DEZEMBRO 

​Em 2013, o NVRS teve parte de sua programação financiada pelo Fundo Municipal de Apoio a Cultura de  Porto Alegre. ( FUMPROARTE)

ABRIL

27/04 – Abertura oficial das atividades do Núcleo no Santander Cultural.

14h às 15h – Abertura e apresentação da programação do Núcleo de Vídeo RS.

15h às 16h – Apresentação da proposta e do tema de pesquisa a ser desenvolvido pelo Grupo de Estudos e dinâmicas de trabalho em 2013.

16h às 17h – Exibição do filme Coletânea Processos de Criação Teresa Poester – 10.357 Km em linha

 

27/04 – Festival do Minuto, 19h30 às 20h30, na Galeria Mamute.

 

MAIO

02 e 03/05 – Festival do Minuto, 19h30 às 20h30, na Galeria Mamute.

 

18 e 24/05 - Curso Arte Digital e o Sistema da Arte, com Debora Gasparetto (UFSM/UFRGS), das 18h30 às 20h30 na Galeria Mamute (primeira etapa).

 

25/05 -Das 14h às 17h. Discussão sobre cruzamento entre artes visuais e cinema a partir da leitura do texto Cine de Vanguarda, Cinema Experimental e Cinema do Dispositivo de André Parente. Apresentação da bibliografia a ser trabalhada neste ano.

 

JUNHO

07/06 -Das 18h30 às 20h30 - Curso Arte Digital e o Sistema da Arte, com Débora Aita Gasparetto (UFSM/UFRGS), das 18h30 às 20h30 na Galeria Mamute (segunda etapa).

08/06 - Das 10h30 às 12h30 - Continuação do estudo do texto Cinema de Vanguarda, Cinema Experimental e Cinema Dispositivo.

 

08/06 - Das 14h às 17h - Palestra Por que web arte? com Prof. Dr. Maria Amélia Bulhões (UFRGS), no Santander Cultural.

Discussão das tendências atuais da web arte a partir do desenvolvimento da web 2.0 e das mídias locativas.

 

15/06 -Das 9h às 12h - Curso de Arte Digital e o Sistema da Arte com Débora Aita Gasparetto (UFSM/UFRGS), das 9h Às 12h na Galeria Mamute (segunda etapa).

 

22/06 - Das 14 às 17h - Palestra com o Prof. Dr. André Parente ( UFRJ - N- Imagem). Santander Cultural. 

 

JULHO

03/07 - Exposição Processos Colaborativos: Cinema e Artes Visuais, curadoria de Andreia Vigo.

Abertura: 03 de julho de 2013 (quarta) das 18h30 às 21h.

Visitação: de 04 a 26 de julho das 14h às 18h (de segunda a sexta). 

 

13/07 – (Mesa Redonda) Processos Colaborativos: Cinema e Artes Visuais, 14h às 17h, com Adolfo Montejo Navas, no Santander Cultural. ENTRADA FRANCA. 

 

27/07 – Encontro do Grupo de Estudos.

Das 10h30 às 12h30m - Discussão do texto Cine de Vanguarda, Cinema Experimental e Cinema do Dispositivo de André Parente.

Das 14h às 17h - Seminário com apresentação dos trabalhos dos participantes.

 

AGOSTO

10/08 - Encontro do Grupo de Estudos, 14h às 17h, no Santander Cultural.

 

24/8 - Das 14 às 17h - Palestra "Nervo Óptico e a produção visual dos Anos 70" com a Profa. Dra.Ana Albani. (UFRGS)

 

30/08 - Exposição "Sei Serem os Próprios" de Ana Maio.

Curadoria Niura Borges

Abertura: 30 de agosto de 2013 (sexta) às 18h30.
Visitação: 02 de setembro a 04 de outubro das 14h às 18h (de segunda a sexta).

Galeria Mamute (Rua Caldas Júnior, número 375 – Centro Histórico).

 

SETEMBRO

14/09 - Das 14 às 17h - Encontros Singulares: Narrativa, Memória, Arte e Vida (Work in Progress)

com Prof. Dr. Michael Chapman (FURG) e Prof. Dr. Hélio Fervenza(UFRGS).

Mediação Prof. Dra. Ana Maio (FURG)

 

27/09 - Das 18:30 às 20:30. Mostra Cinema Experimental.  Bruce Conner, Artavazd, Pelechian, Maya Deren, Holis Frampton e Harun Farocky.

Organização: Prof. Dr. Marcelo Gobatto

Local: Galeria Mamute. 

 

OUTUBRO

18, 19 e 20/10 – CURSO: A Direção de Fotografia e as percepções do mundo – básico – com Bruno Polidoro (Unisinos).

18/10 (sexta) – Galeria Mamute

19/10 (sábado) – Santander Cultural 20/10 (domingo) – Galeria Mamute

 

NOVEMBRO

16 e 17/11 - Curso Montagem Cinematográfica | A Técnica Invisível com Vicente Moreno.

16/11 (sábado) das 9h30 às 12h – Galeria Mamute

17/11 (domingo) das 14h às 19h – Galeria Mamute Galeria Mamute (Rua Caldas Júnior, número 375 – Centro Histórico).

 

29 e 30/11 e 01/12 - Curso Direção de Arte Cinematográfica | Construindo o Visual do Filme

com Gilka Vargas e Iara Noemi.

29/11 (sexta) 19h às 21h30 – Galeria Mamute

30/11 (sábado) 14h às 19h – Santander Cultural

01/12 (domingo) 13h às 16h30 – Galeria Mamute

PROGRAMA 2012

 AGOSTO A DEZEMBRO

18/08 - LANÇAMENTO DO NÚCLEO DE VÍDEO RS

Palestra Imagens da Natureza, com o Prof. PhD. Hugo Fortes (ECA/USP)

 (sábado) das 10h às 13h

Local: Santander Cultural. Rua Sete de Setembro, 1028 - Centro Histórico - Porto Alegre/RS.

VIDEORESIDÊNCIA - Programa de Residencias Artísticas concebido com o objetivo de abrir espaço de pesquisa e criação a projetos de videoarte. A primeira edição Videoresidencia Território Expandido foi contemplada com o prêmio Rede Nacional Funarte 10ª Edição e tem como objetivo promover a inter-relação entre artistas e regiões do Brasil, favorecer intercâmbio de conhecimento e processos de criação coletiva.

 

                                                 

PASSAGEIROS - Consiste em uma série de mostras de videoarte de caráter itinerante, tendo como objetivo interligar cidades, espaços culturais, artistas, curadores, em uma produção de forma colaborativa, para oportunizar ao público o acesso as obras de arte em vídeo. 

O Núcleo de Vídeo RS tem o apoio do Santander Cultural de Porto Alegre, local onde ocorrem algumas de suas atividades

COLETÂNEA PROCESSOS DE CRIAÇÃO

A Coletânea Processos de Criação é um projeto da Galeria de Arte Mamute para produção de filmes documentários de curta-metragem, com o objetivo de retratar o processo de criação de artistas gaúchos contemporâneos.

O primeiro filme da série  - Teresa Poester: 10.375 Km em linha -  registra o processo criativo da artista plástica Teresa Poester, durante a produção de desenhos utilizando papéis de grandes dimensões e caneta esferográfica. O  filme é acompanhado de depoimentos de amigos, colegas, historiadores e críticos de arte, que falam das suas relações com a artista e obra: Antônio Augusto Bueno (artista plástico), Armindo Trevisan (poeta/escritor), Icleia Cattani (crítica de arte), Jorge Furtado (cineasta), Kelvin Koubik (aluno), Laura Castilhos (artista plástica), Wagner Cunha (músico), Maria Helena Bernardes (artista plástica), Marilice Corona (artista plástica) e Paula Ramos (crítica de arte).

O filme em formato DVD está disponível para aquisição na Galeria de Arte Mamute

O documentário contou com equipe de profissionais do cinema gaúcho: 

Cartaz
Cartaz

Cartaz Teresa Poester 10.375 km em linha.

press to zoom
Capa DVD
Capa DVD

Capa estojo DVD Teresa Poester 10.375 km em linha.

press to zoom
Capa DVD
Capa DVD

Capa disco DVD Teresa Poester 10.375 km em linha.

press to zoom
Cartaz
Cartaz

Cartaz Teresa Poester 10.375 km em linha.

press to zoom
1/3