VIDEORESIDÊNCIA - Programa de Residencias Artísticas concebido com o objetivo de abrir espaço de pesquisa e criação a projetos de videoarte. A primeira edição Videoresidencia Território Expandido foi contemplada com o prêmio Rede Nacional Funarte 10ª Edição e tem como objetivo promover a inter-relação entre artistas e regiões do Brasil, favorecer intercâmbio de conhecimento e processos de criação coletiva.

 

                                                 

PASSAGEIROS - Consiste em uma série de mostras de videoarte de caráter itinerante, tendo como objetivo interligar cidades, espaços culturais, artistas, curadores, em uma produção de forma colaborativa, para oportunizar ao público o acesso as obras de arte em vídeo. 

O Núcleo de Vídeo RS tem o apoio do Santander Cultural de Porto Alegre, local onde ocorrem algumas de suas atividades.

O Núcleo de Vídeo RS é o projeto da Galeria Mamute voltado para produções artísticas em vídeo. 

 

Com proposta teórico-prático-reflexiva, o Núcleo de Vídeo RS prevê atividades como palestras, mostras, cursos, orientação em vídeo, residência artística em vídeo. Conta com  importantes teóricos e pesquisadores do vídeo e do audiovisual do País. 

 

Com o objetivo de promover o debate e dar visibilidade a temas abordados no âmbito arte contemporânea, a partir de 2014, o Núcleo de Vídeo do RS passa a funcionar em eixos temáticos que buscarão proporcionar experiências que expandem os questionamentos acerca do território ampliado do vídeo e das suas relações com o cinema e as artes visuais.

 

Os eixos temáticos Processos de Criação, Práticas Híbridas, Práticas Narrativas e Práticas Expositivas serão tratados por meio de atividades presenciais que envolverão artistas, curadores, críticos, historiadores brasileiros e internacionais, constituindo uma área colaborativa de criação de conteúdos e pesquisa, as quais resultam da convergência de diferentes contribuições e distintos saberes que pressupõem diferentes experiências e novas possibilidades de pensamento. Tais ações visam transformar os espaços expositivos em ambientes de pensamento, de reflexão e trocas efetivas, extrapolando, assim, o campo da arte no estabelecimento com outras áreas do conhecimento.

 

Dessa forma, o NVRS, entende cumprir a missão de núcleo criador e difusor do debate cultural da atualidade no que se refere à exploração da temática da arte contemporânea em diferentes abordagens. 

 

 

 

Equipe do Núcleo de Vídeo RS

 

Direção Geral: Ms Niura Borges (Galeria de Arte Mamute)

Coordenadora Pedagógica: Prof Dra Ana Maio (FURG)

Diretor Artístico: Prof Dr. Marcelo Gobatto (FURG)

 

Conselheiros Consultivos:

Prof Dr. André Parente (UFRJ)

Prof Dra Eliane Chiron (Universidade de Paris)

 Prof Dra Elaine Tedesco (UFRGS)

Prof Dr. Hélio Fervenza (UFRGS)

Prof Dra Maria Amélia Bulhões (UFRGS)

Prof Dra Sandra Rey (UFRGS)